Boletim Online PA 2024: Como Consultar, Histórico Escolar

Sempre que um novo ano letivo se aproxima, grande parte dos pais e estudantes de escolas públicas do estado do Pará ficam em dúvidas sobre como acessar as notas. A modernidade trouxe muitas vantagens e, dentre elas, a mais notória é justamente o Boletim Online PA 2024.

Isto significa que agora você não precisa mais esperar a própria escola informar o boletim em sua versão física, sem contar nas demais possibilidades que o sistema digital da SEDUC PA (Secretaria de Estado de Educação do Pará) promove aos paraenses. Continue lendo!

Boletim Online PA 2024
Boletim Online PA 2024

Veja Ainda:

Como consultar o Boletim Online PA 2024

A Secretaria de Estado de Educação do Pará rege as principais normas sobre a educação pública estadual e municipal nesta região, abrangendo tanto o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental (I e II) quanto o Ensino Médio.

Deste modo, pode-se seguir para uma consulta prévia do boletim escolar online e saber com certa antecedência sobre cada uma das notas em harmonia com o percentual de presença nas aulas. Lembre-se, no entanto, que os dados são expressões por disciplina.

Outro ponto que traz vantagens para quem prefere esse tipo de consulta é que os dados são totalmente seguros e limitados ao aluno e os profissionais da instituição incumbidos de lanças as respectivas notas no sistema.

Neste contexto, torna-se viável conhecer o passo a passo para consultar o seu boletim escolar online. Acompanhe nosso manual e veja como é fácil:

  1. Vá até o portal oficial da Seduc Pará (http://www.seduc.pa.gov.br/portal/boletim_online/);
  2. Logo no campo inicial, priorize a opção “Boletim Online”;
  3. Automaticamente você será redirecionado para uma página onde consta um formulário digital que precisa ser completado em todos os campos tidos como obrigatórios;
  4. Sendo assim, identifique o nome completo do aluno e o respectivo nome materno0;
  5. Escola o ano letivo em questão, lembrando que também será possível consultar outros períodos;
  6. Não se esqueça de indicar o semestre que você deseja verificar;
  7. Indique sua data de nascimento;
  8. Selecione uma das opções de consulta, preferencialmente “Boletim”;
  9. Nesta etapa, clique em “Não sou um robô” e depois em “Pesquisar”;
  10. Aguarde o sistema encontrar o seu boletim online;
  11. Consulte todas as informações desejadas e, se preferir, emita uma versão e imprima posteriormente.

Tome nota: Similarmente ao que trouxemos acima, há outra opção de consulta além do boletim escolar online, identificado como “Atividade / Avaliação”.

Histórico Escolar Online

Por mais que o boletim seja um dos dados mais buscados pelos estudantes da rede pública estadual do Pará, também há uma busca majoritária pelo histórico escolar online, em virtude da obrigatoriedade deste documento para a matrícula fácil de um curso ou ainda para ser transferido de uma escola para outra.

Sabendo desta importância, preparamos outro guia para que você compreenda cada uma das possibilidades para chegar até o seu histórico escolar atualizado. Para isso, você vai precisar:

  1. Retornar ao site da Secretaria de Estado de Educação do Pará clicando neste link: http://www.seduc.pa.gov.br/portal/;
  2. Neste portal, vá até “Solicitações e Consultas”;
  3. Opte por “Histórico Escolar”;
  4. No formulário de identificação, informe seu nome completo, documentos tidos como obrigatórios, data de nascimento e nível de escolaridade;
  5. Siga para o processo de segurança do site e indique o campo “Não sou um robô”;
  6. Neste ponto, o sistema vai reunir o documento em sua versão integral para que você consiga visualizar;
  7. Ao final, se você já teve o documento mas precisa de uma nova versão, solicite-a no item “2ª Via Histórico Escolar”;
  8. Para baixar, clique em “Emitir”;
  9. Finalize com a impressão e certifique-se de que todos os dados informados estão corretos antes seguir para a aplicação desejada.

Outros Boletins:

Matrícula Online SEDUC PA 2024

O avanço tecnológico fez com que os alunos de diferentes níveis de escolaridade e seus respectivos pais não precisassem mais passar longas horas em filas presenciais para realizar a matrícula SEDUC PA 2024, correndo o risco de perder o processo por conta da falta de documentos.

Como funciona?
Como funciona?

Logo, você precisa seguir alguns passos simples para completar a sua pré matrícula:

  1. Acesse o portal http://www.seduc.pa.gov.br/;
  2. Entre em sua conta com número de CPF e uma senha previamente configurada;
  3. Clique em “Matrícula Online”, quando a mesma estiver disponível;
  4. Informe todos os dados obrigatórios no formulário de inscrição;
  5. Prossiga até o último estágio e selecione “Enviar”;
  6. Por fim, imprima a sua guia de solicitação;
  7. Aguarde o prazo de inscrição, caso seja selecionado para a vaga desejada;
  8. Vá até o endereço da escola para fazer a confirmação dos documentos e entregar a sua guia de pré matrícula;
  9. E pronto, a matrícula estará devidamente completa!

Importante: O mesmo acontece durante o processo de rematrícula, mas neste caso em específico, o educando ou seu responsável legal não terá que comparecer na instituição de ensino em questão para apresentar os documentos. Leve isso em conta!

Documentos Necessários

Enfim, você terá que ter em mãos uma série de documentos se quiser fazer a sua pré matrícula 2024 por meio do sistema virtual do SEDUC PA.

Neste sentido, indicamos que você selecione os dados anteriormente para não perder nenhum detalhe quanto ao calendário oficial de inscrição ou início do ano letivo nas instituições de educação estaduais do Pará;

Documentos necessários
Documentos necessários

Afinal de contas, os prazos são curtos e cumpri-los fará toda a diferença para aumentar suas chances de admissão ou ainda de conseguir um acesso via vagas remanescentes na escola desejada.

Para tanto, reúna a seguinte documentação e não perca mais tempo:

  • RG e CPF do educando (cópia e original);
  • Documentos de identificação pessoas dos responsáveis legais (somente no caso de alunos menores de 18 anos de idade);
  • Certidão de nascimento do aluno (cópia e original);
  • Carteira de vacinação com esquema completo de acordo com a faixa etária (alunos do Ensino Fundamental I e II, apenas);
  • Cópia do comprovante de residência (recente);
  • Declaração ou histórico escolar no caso de transferência entre escolas;
  • Duas fotos coloridas e atuais do aluno na versão 3×4.

É importante frisar que todos aqueles alunos contemplados com uma vagas mas que não arcaram com o prazo limite para a entrega da documentação listada acima, terá a vantagem passada a outro candidato que estejam na listagem de vagas remanescentes. Preste bastante atenção!

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *